Voltar para todos os eventos

Abertura de Avisos de Concurso no Âmbito do Fundo para a Transição Justa (FTJ): Participação Individual na Formação e Apoio ao Emprego

O Alentejo 2030 dá um importante passo na mitigação dos impactos da transição energética no mercado de trabalho da região do Alentejo Litoral, com a abertura de dois avisos de concurso no âmbito do Fundo para a Transição Justa (FTJ). Estes avisos são dirigidos a trabalhadores e trabalhadoras, cujas atividades tenham sido direta ou indiretamente afetadas pelo processo de transição energética.

Os dois avisos de concurso abertos são:

Participação Individual na Formação

Este Aviso tem como objetivo apoiar a formação e certificação dos ex-trabalhadores da Central Termoelétrica de Sines, visando melhorar a sua empregabilidade e facilitar a sua requalificação para novas oportunidades no mercado de trabalho, no contexto da transição energética.

São destinatários e beneficiários os trabalhadores que exerciam funções na Central Termoelétrica de Sines e que, por força do encerramento desta, foram alvo de despedimento, independentemente da sua situação face ao emprego à data de início da formação. Deste modo, só estes ex-trabalhadores/as poderão apresentar uma candidatura no âmbito deste Aviso.

A dotação indicativa disponível neste aviso é de 300.000,00 €, financiado a 100% pelo FTJ.

O prazo de candidaturas termina a 31 de dezembro de 2025.

Apoio ao Emprego

Este aviso tem como objetivo apoiar a contratação de ex-funcionários da Central Termoelétrica de Sines, despedidos devido ao seu encerramento. Os apoios à contratação de trabalhadores com contratos sem termo visam melhorar a qualidade do mercado de trabalho, promovendo a criação de emprego sustentável e facilitando a integração de grupos com maior dificuldade de inserção na região.

Pode aceder aos apoios no âmbito desta tipologia de operação, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., enquanto organismo responsável pela concretização do respetivo instrumento de política pública.

A dotação indicativa disponível neste aviso é de 500.000,00 €, financiado a 100% pelo FTJ.

O prazo de candidaturas termina a 29 de novembro de 2024.

Ambos os concursos têm como objetivo central minimizar os efeitos diretos e indiretos que a transição energética tem causado no mercado de trabalho no Alentejo Litoral, onde a dependência de setores tradicionais relacionados com a energia e a indústria era significativa. Ao promover a formação e a empregabilidade, pretende-se apoiar uma transição justa, que salvaguarde os trabalhadores e trabalhadoras locais, garantindo um futuro sustentável e inclusivo.

O Fundo de Transição Justa foi criado pela União Europeia com o objetivo de apoiar as regiões mais afetadas pela transição para uma economia neutra em carbono. Através de investimentos em setores de crescimento sustentável e na reconversão profissional, o fundo visa mitigar os impactos socioeconómicos da transição energética.

Consulte os Avisos de concurso AQUI

Submissão de Candidaturas: Balcão dos Fundos

Anterior
Anterior
28 de junho

CCDR Alentejo, I.P. e o Programa Regional Alentejo 2030 participaram no JTPeers Exchange Between Wielkopolska Oriental and Alentejo Litoral

Próximo
Próximo
29 de novembro

Conselho Permanente do Observatório para uma Transição Justa do Alentejo Litoral inicia trabalhos